Foto: Renan Mattos (Diário)
Em Santa Maria, edital prevê três vagas para médicos preencherem vagas ocupadas por cubanos
As inscrições do Programa Mais Médicos para preencher vagas abertas com a saída dos médicos cubanos começam a partir das 8h desta quarta-feira e vai até o dia 25 deste mês. Conforme o edital publicado nesta terça-feira, pelo Diário Oficial da União, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site do programa. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro. O prazo para que os médicos se apresentem é dia 7 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
"O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no programa Mais Médicos", diz nota publicada pelo ministério.
Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.
REGIÃO CENTRAL
De acordo com o edital do Mais Médicos, são 57 vagas para Santa Maria e outros 25 municípios da região central do Estado. Em São Gabriel, 13 médicos cubanos já encerraram as atividades no município. Em Restinga Sêca, a unidade móvel de saúde suspendeu os atendimentos a partir desta quarta-feira. Veja, abaixo, as vagas por município da região. Clique aqui para acessar o edital na íntegra.
- Caçapava do Sul - 3
- Cacequi - 2
- Cruz Alta - 3
- Faxinal do Soturno - 2
- Formigueiro - 2
- Itacurubi - 1
- Júlio de Castilhos - 1
- Lavras do Sul - 2
- Mata - 1
- Nova Palma - 3
- Paraíso do Sul - 1
- Pinhal Grande - 1
- Quevedos - 1
- Restinga Sêca - 2
- Rosário do Sul - 2
- Vila Nova do Sul - 1
- Santa Maria - 3
- Santana da Boa Vista - 1
- Santiago - 1
- São Gabriel - 13
- São Pedro do Sul - 1
- São Sepé - 2
- São Vicente do Sul - 2
- Silveira Martins - 1
- Tupanciretã - 1
NOVO EDITAL
Durante entrevista à imprensa na segunda-feira, em Brasília, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, detalhou o novo edital do programa e informou que caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas elas serão oferecidas, por meio de um novo edital a ser lançado no próximo dia 27.
- Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar. Vamos dizer que numa cidade há 10 vagas. Os 10 primeiros médicos que acessarem e atenderem aos requisitos vão consumir essas vagas e elas serão retiradas do sistema - explicou o ministro.